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O Largo do Paço em 1808, ano da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil.
À direita, vê-se a Capela Real (Hoje Igreja do Carmo), onde
José Mauricio foi mestre de capela.
Aquarela de Richard Bates. Biblioteca da Universidade de Cornell, EUA.
INTRODUÇÃO | ||
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Há cinco séculos atrás começava para os Portugueses e
Espanhóis a colonização e exploração do Novo Mundo
recém descoberto. Para a extração das suas riquezas naturais,
utilizaram duas estratégias vitoriosas: a conquista e submissão
dos nativos, pacífica ou através das armas, e a importação de
mão de obra escrava da África.
Em ambos os casos, os vencidos foram obrigados a aceitar os valores culturais dos vencedores, entre eles a religião católica. A música foi um recurso utilizado pelos missionários para aproximar-se dos nativos. Não raro encontram-se, nas centenárias igrejas do Peru ou do México, partituras de polifonias escritas na língua dos que se pretendia converter. Estes, uma vez convertidos, após um aprendizado tomavam parte nos coros e nas orquestras presentes nas cerimônias religiosas. O mesmo destino era reservado aos escravos que demonstravam algum talento para o canto. A serviço da Igreja, também atuaram no continente grandes compositores europeus, como Tomás de Torrejon y Velasco no Peru (Século XVII), Ignácio de Jerusalem no México (Séc. XVIII), Domeinco Zipoli e Roque Ceruti na Argentina (Século XVIII) e André da Silva Gomes no Brasil (Sécs. XVIII-XIX).Mas a medida que a educação musical foi-se difundindo, destacaram-se compositores entre os nativos, às vezes indígenas ou mulatos. No Brasil, o maior destes compositores foi o Padre José Mauricio Nunes Garcia, mulato e neto de escravas. Sua obra ainda é desconhecida mesmo do público brasileiro amante da música clássica, o que não faz justiça ao grande compositor que foi. Nosso objetivo é divulgá-la, através de um arquivo sonoro, constituido de músicas no formato MIDI, audíveis em qualquer computador multi-mídia. Os arquivos MIDI são digitalizados nota por nota, e não gravados, como p. ex. os arquivos MP3. A vantagem disto é o seu tamanho reduzido, o que torna rápida a sua execução. Como desvantagem, é impossível a reprodução vocal.
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